terça-feira, 18 de maio de 2010

Fazenda Esperança é reconhecida pelo Vaticano.


A Família da Esperança, receberá das mãos do Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, o reconhecimento como Associação Internacional de Fiéis.

Desde o início, os membros da Fazenda da Esperança têm caminhado junto à Igreja Católica. Os fundadores da comunidade terapêutica nunca abriram uma unidade sem o consentimento do bispo local, sem sua decisão de acompanhar e indicar um padre para estar junto dos jovens semanalmente.

Vários bispos acompanham a Fazenda desde o começo. Em Guaratinguetá/SP, onde nasceu a comunidade, o Bispo de Aparecida /SP orientava os membros dessa Obra. Esse acompanhamento e a busca da Fazenda da Esperança em estar em sintonia com a Igreja levou-a receber em 1998 a aprovação diocesana, no Santuário Nacional de Aparecida/SP, das mãos do falecido Cardeal Aloísio Lorscheider.

Nos últimos dez anos, o crescimento do número de membros da Família da Esperança, incluindo no exterior, tornou necessária a aprovação do Vaticano. Em 12 de novembro do ano passado, o Pontifício Conselho para os Leigos recebeu o envio das três últimas cópias do estatuto da “Família da Esperança”. Pouco tempo depois, a Fazenda da Esperança obteve a confirmação do reconhecimento da Família da Esperança em Roma.

“Dada a formulação do texto de acordo com o oficial e todas as indicações desta Congregação, o Pontifício Conselho está satisfeito em proceder ao reconhecimento da “Família da Esperança”, como uma Associação Internacional de Fiéis” – lê-se na carta do secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Josef Clemens, aos fundadores da Fazenda da Esperança.

Em comunicado enviado à RV, informa-se que a data escolhida para receber a aprovação em Roma coincide com a consagração de Nelson Rosendo Giovanelli, fundador da Fazenda da Esperança e primeiro a consagrar sua vida, doando-a 24 horas por dias aos jovens recuperandos.

Esse gesto generoso de Nelson possibilitou o nascimento de um carisma, que hoje ampara milhares de jovens e toda a Família que luta diariamente para resgatar mais vidas das drogas e do álcool.

“A Família da Esperança não é uma congregação ou um instituto secular. Nós também não somos um movimento espiritual, como os carismáticos, ou o Focolare. O que somos está mais de acordo com as novas comunidades de leigos, ligadas à Congregação para os Leigos. É algo novo dentro da Igreja, onde os casados, os solteiros, os jovens, mas também irmãs religiosas e padres podem ligar-se numa mesma comunidade, que quer atender, no nosso caso, aos jovens dependentes” – escreve Padre César Alberto dos Santos no livro “Já aconteceu e se espalhou”.

Para conhecer a Fazenda da Esperança, visite: http://www.fazenda.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário