segunda-feira, 31 de maio de 2010

Projeto social Basquete na Casa de Custódia


Os objetivos são claros. Afastar as pessoas da criminalidade e oferecer uma nova oportunidade de vida saudável com o esporte. Recuperar a autoestima perdida e fortalecer os laços familiares. Cerca de 120 presos que aguardam julgamento na Casa de Custódia de Volta Redonda Franz de Castro Holzwarth no bairro Roma, estão participando do projeto de Basquete Sonho de Liberdade, treinados pelo ex-jogador de basquete, o paulista André Brazolin, 40 anos de idade e 30 dedicados ao basquete profissional onde foi campeão. Uma parceria do município com o governo estadual.

O projeto esportivo foi abraçado pela administração municipal e pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, e está sendo implantado na Casa de Custódia de Volta Redonda. O apoio técnico é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Fundação Beatriz Gama. O ex jogador André Brazolin que foi contratado pela prefeitura, administra o Instituto Brazolin de Basquete e começou há cerca de 50 dias o desenvolvimento do projeto com 4 times formados por detentos, que em sua maioria nunca jogaram basquete na vida.

Basquete para mudar – Cerca de quatro times já estão montados na Casa de Custódia de VR. O treinamento físico e tático é feito duas vezes na semana, durante duas horas de atividades pela manhã e a tarde. A equipe de basquete conta com cinco jogadores titulares, sendo 2 pivôs, 2 alas e 1 armador que é o cérebro da equipe. O paulista André Brazolin, considera o projeto uma missão social para ajudar na recuperação de presos e não mede palavras para ressaltar o apoio da prefeitura de Volta Redonda em acreditar neste trabalho de resgate da cidadania, da pessoa humana encarcerada, aguardando decisão judicial.

Natural de São Paulo, como jogador profissional Brazolin foi várias vezes campeão paulista, campeão nacional, campeão brasileiro e sul americano. Defendeu clubes importantes como Flamengo no Rio , e Corinthians e Francana em São Paulo. Ele afirmou que Volta Redonda oferece uma estrutura pública nos bairros para o incentivo e prática do esporte que ele nunca viu em nenhuma outra cidade do país. “Eu não vi isto nem quando era jogador profissional”, comentou.

Na sua opinião, através do esporte é possível recuperar as pessoas, afastá-las do crime, ocupar a mente com o lado bom da vida: “O esporte permite reeducar, ressocializar. O prefeito, a secretaria de Esportes estão de parabéns em investir no programa Sonho de Liberdade. Eu tenho 40 anos de idade, 30 dedicados ao esporte. Tem pessoas aqui na Casa de Custódia que vieram de famílias destruídas e provavelmente nunca tiveram a oportunidade de jogar basquete como estão tendo”, comparou.

Ele foi também secretário de Esportes na cidade de Tenório Cavalcante(MG) e conheceu na época a então secretaria de Esportes Rose Vilela( está licenciada do cargo), quando participou da Olímpede em Volta Redonda. O seu projeto que divulga o basquete nos presídios foi lançado com êxito na penitenciária mineira de São Lourenço, onde conseguiu resultados satisfatórios de inclusão social das famílias de presos, ajudando na recuperação dos detentos.
Parceria e Segundo Tempo -

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Daniel de Carvalho, disse que o governo municipal está fornecendo as bolas, uniforme, tabelas do basquete, todo o suporte necessário para que o projeto Sonho de Liberdade seja um exemplo na recuperação social das pessoas, quando retornarem ao convívio social. Uma segunda oportunidade de mudar a vida para melhor a partir do esporte.

A novidade apresentada pelo secretário municipal de Esportes, Daniel Carvalho, é que o projeto pretende atender com o 2º Tempo, em parceria com o governo federal, os filhos, esposas e parentes dos detentos, levando-os à prática também do esporte nos bairros e núcleos esportivos do município, favorecendo os laços familiares, a inclusão social e recuperação das pessoas suspeitas de crime. “Os filhos que aqui vierem, verão os pais jogando basquete. Uma imagem positiva que somente o esporte produz”, disse o secretário . Cada detento vai apresentar um relação dos filhos e parentes que podem praticar o esporte nos bairros.

O subdiretor, Gilberto Mainoth, citou a parceria da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária com o município e a importância dos projetos em comum que estão sendo desenvolvidos, como as oficinas profissionalizantes( cursos da construção civil), fábrica de vassouras, costura de bolas, programas que buscam a ressocialização do detento, ressaltando que tem recebido toda a colaboração da administração municipal.

O subdiretor explicou que a prática esportiva atende a Lei Estadual de Execução Penal, mas a parceria nos programas sociais tem sido excelente para a ressocialização dos presos, para que possam retornar de uma forma diferente e melhor à sociedade, enfatizou. O diretor da Fundação Beatriz Gama, Vitor Hugo de Oliveira, uma entidade que investe em crianças carentes, destaca que onde existem programas e atividades organizadas, os segmentos da sociedade conseguem respostas positivas na área social e preventiva.

- O esporte é uma ferramenta poderosa para recuperar socialmente e tirar do ambiente de crime qualquer pessoa. O esporte não combina com a drogas. O traficante não gosta de freqüentar quadras esportivas porque sabe que não é bemvindo no ambiente esportivo. Quem gosta do esporte, não gosta de drogas”, comparou André Brazolin.


Fonte: ACS/PMVR

Nenhum comentário:

Postar um comentário