sábado, 26 de junho de 2010

CONSEP DEFINE CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012: “SAÚDE PÚBLICA”



“É com enorme satisfação e o coração cheio de alegria, com lágrimas de felicidade, que divulgo a escolha UNÂNIME por parte do CONSEP da CNBB para a Campanha da Fraternidade 2012 no Brasil, sobre a "Saúde Pública". A votação e escolha foi no dia 23 de junho, na sede da CNBB em Brasília.


Em 22 de junho participei da reunião do CONSEP, em Brasília para uma articulação estratégica com os bispos da Presidência da CNBB e do restante do CONSEP, além de articular com todos os assessores dos regionais da CNBB e assessores da própria CNBB, presentes naquela reunião. Foi um sucesso! Só ouvimos elogios pela idéia e pela enorme mobilização do abaixo assinado. Ressalto e agradeço a ajuda e o apoio da Irmã Delci e do padre Luiz Carlos, ambos assessores da CNBB e do secretário geral da CNBB, Dom Dimas. Não foi fácil a escolha, porque haviam mais de 15 temas propostos, oriundos dos regionais da CNBB, da Cáritas Brasileira e Pastoral da Mobilidade Humana e o nosso foi mais um deles. Mas no final, a decisão foi UNÂNIME e obtivemos 9 votos a favor e nenhum contra pelos bispos do CONSEP e Presidência da CNBB.
Lembro que conseguimos compor um bloco de 12 entidades, movimentos e pastorais que apoiaram a nossa causa. São eles (as): Comissão Brasileira de Justiça e Paz; Grito dos Excluídos Continental; Ibrades; Movimento em Defesa dos Direitos Sociais; Pastoral Carcerária; Pastoral da AIDS; Pastoral da Criança; Pastoral da Mobilidade Humana; Pastoral da Mulher Marginalizada; Pastoral da Pessoa Idosa; Pastoral da Sobriedade; Pastoral Operária, dentre outros (as). Obrigado a todos e a todas!


Entregamos formalmente em 22 de junho o abaixo assinado à CNBB, para o padre Luiz Carlos, responsável pela CF da CNBB), com a marca de 142.352 assinaturas. Parabéns a todos que souberam articular nossos coordenadores diocesanos e locais, consequentemente nossos agentes, verdadeiros responsáveis por esta vitória.


Ainda não nos informaram qual será o tema definitivo: Fraternidade e Saúde Pública ou Saúde: questão de prioridade e ainda não foi escolhido o lema, que será em agosto, na próxima reunião do CONSEP. Mas a decisão pelo tema já foi tomada e apoiada por todos!


Sou grato pelo esforço de cada um que acreditou neste projeto e o êxito incontestável com a escolha da CF 2012, o que mostra o nosso trabalho pastoral, que nunca pode parar e devemos sempre acreditar, mesmo que o nosso sonho seja algo difícil de acontecer!


Acreditamos, fizemos e agora vamos fazer uma breve comemoração, mas temos que frisar que a nossa responsabilidade agora se multiplicará de maneira exponencial. Temos muito trabalho pela frente e contamos com cada um de vocês! Quero lembrar que em 2012, teremos eleições municipais em todo o país, portanto a saúde se tornará ponto de discussão obrigatória para todos os candidatos, e nós, juntos, vamos fazer isto acontecer”.

André Luiz de Oliveira, coordenador nacional da Pastoral da Saúde

Fonte: Diocese VR

3 comentários:

  1. Já trabalhei na área da saúde, e achei o tema muito iluminado pelo Espírito que sopra a Igreja. Mas acredito o maior problema na saúde brasileira está em alguns profissionais desta área. Pois se tivéssemos mais médicos, infermeiros, e outros profissionais nesta área com os pés no evangelho, nosso povo poderia estar bem mais saudável e mais informado. Falta mais "humanismo para com o ser humano."

    ResponderExcluir
  2. meu nome é Marilac sou de fortaleza-ce,e sobre á questão da saúde pública foi bom ter colocado na campanha na fraternidade de 2012 até porque á saúde pública em nosso brasil estar muito preucupante e cada dia que se passa fica cada pior vez pior os trabalho em hospitais e vem aquela questão sobre as faltas de medicos em todos os hospitais brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha ter esse tema, pois a necessidade é grande de falar, principalmente da questao dos acidentes com crianças que é a principal causa de mortes na infancia, por causas externas.
    Salvem as crianças!!!!!

    ResponderExcluir