terça-feira, 1 de junho de 2010

Vaticano assina acordo para modernizar sua rede de transmissão de dados.

A rede fixa no Vaticano passará através de fibra ótica, uma moderna infraestrutura de comunicação integrada que permite a transmissão de serviços de telefonia, dados e vídeo de última geração. O Cardeal Giovanni Lajolo, presidente do Governadorato do Estado da Cidade do Vaticano assinou hoje um acordo com a empresa Telecom Itália para a realização da nova infra-estrutura no território da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.

O acordo diz respeito somente à rede fixa; para a rede móvel o Vaticano muda de operador para a Vodafone, com a qual assinará contrato no dia 14 de maio. Até o presente momento tudo era administrado por Telecom Itália.

O projeto se chama “Realização do primeiro núcleo da infraestrutura de comunicação integrada do Estado Cidade do Vaticano”, que prevê dois ou três anos de trabalho e quatro fases de avaliação técnica e econômica. O anúncio do acordo foi divulgado com comunicado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

“É uma obra importante, de grande valor tecnológico para todo o Estado Vaticano”, comentou sobre o acordo o Cardeal Lajolo. A colaboração entre o Vaticano e a Telecom não é um “monopólio”, mas, começando como “único interlocutor possível”, tornou-se “uma escolha maturada”, explica sobre a decisão do Vaticano o presidente do Governatorado.

A nova infraestrutura consiste em uma rede de banda larga com uma plataforma centralizada plenamente integrada na rede pública de Telecom Itália; um backbone IP entre a Santa Sé e dez sedes extraterritoriais do Vaticano e um Network Operation Center (NOC). O projeto será capaz de juntar sistemas de comunicação para as redes de computador e serviços de transmissão de voz, permitindo, além das normais conversas telefônicas também a troca de dados, áudio e vídeo também nas videoconferências.

A nova plataforma central substituirá a atual infraestrutura da Santa Sé com a rede “Full IP” em fibra ótica. Conta com mais de 400 km de conexão entre o Vaticano e as 10 sedes extraterritoriais de Roma e em zonas limítrofes (Castel Gandolfo e a rádio estação de Santa Maria de Galeria). O contrato tem a duração de 3 anos com a renovação de ano em ano para posteriores 5 anos de serviço de projeto, instalação e configuração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário