segunda-feira, 26 de julho de 2010

Aumentam vocações sacerdotais na Índia apesar da perseguição.

Dom Anthony Chirayath, Bispo de Sagar (Índia)

Um bispo da zona norte da Índia assegurou que apesar da intensa perseguição contra os cristãos na região, o número de vocações sacerdotais mantém um firme crescimento.

Em declarações difundidas pela Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Bispo de Sagar, Madhya Pradesh, Dom Anthony Chirayath, assinalou que “quando começou a diocese em 1968 havia apenas 600 católicos e três sacerdotes, agora somos 35″.

Segundo o Bispo isto ocorre apesar dos atos de perseguição e a discriminação contra as minorias religiosas no país. Só no ano 2009, as autoridades reconheceram 654 ataques por motivos religiosos.

Dom Chirayath destacou que os jovens se armam de valor para servir na Igreja pois “sabem que, depois de Orissa, há perseguições e estes incidentes –o assassinato de sacerdotes e religiosas– são conhecidos por todos”.

“Muitas religiosas foram vítimas de ataques sexuais, assaltos, assassinatos, mas as jovens seguem optando por ser religiosas nos lugares onde houve perseguição”, acrescentou o Bispo e explicou que a maioria das vocações provém de Kerala, onde a comunidade siro-malabar é particularmente forte.

“Os jovens estão envolvidos nas atividades sociais e religiosas, trata-se de uma fonte de inspiração para ajudar os pobres e necessitados como sacerdotes ou irmãs”, indicou e assinalou que o crescente número de candidatos ao sacerdócio levou a desenvolvimento de um seminário menor que atualmente conta com 25 seminaristas.

Ajuda à Igreja que Sofre apoiará a estes futuros sacerdotes, com 18 mil euros para a construção da capela do seminário, que será capaz de albergar até 60 pessoas.

Fonte: ACI

Nenhum comentário:

Postar um comentário