segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bispos filipinos criam game para ajudar na evangelização.



“Qual sacramento significa literalmente ‘imergir’ na água? a) confirmação, b) batismo, c) matrimônio, d) nenhum dos anteriores”. A resposta vale um avanço de fase. Isso mesmo, avanço de fase.

Trata-se de uma das perguntas do jogo “Paolo’s Journey” (”A Jornada de Paulo”), um game em 3D para computador criado por bispos filipinos para ajudar na catequese e na evangelização de jovens.

O objetivo do jogo é ajudar um Paulo menino a encontrar o caminho de volta para sua casa. Para isso, o jogador tem de guiá-lo através de fases respondendo a perguntas sobre fé, catequese e sacramentos. A cada acerto, os jogadores pulam de etapa e ajudam Paulo a encontrar as chaves para passar através das cavernas, por exemplo.

O jogo começa com Paulo correndo atrás de um gatinho perdido na floresta e caindo em um poço, que parece não ter fim. Assustado e chorando muito, Paulo recebe a visita de um anjo, que lhe diz para não ter medo e que pode escapar com segurança. Para isso, no entanto, o jovem deve demonstrar seu conhecimento sobre os ensinamentos da Igreja. A cada resposta correta do jogador/Paulo, novos caminhos vão se abrindo na busca de Paulo por seu gatinho e pelo caminho de volta a casa.

A iniciativa é da Comissão Episcopal de Catequese e Educação Católica da Conferência Episcopal das Filipinas.

O criador do jogo é o Padre Maximiliano Villanueva Junior, da diocese de Balanga. Segundo o sacerdote, o game foi baseado no Compêndio de Catequismo da Igreja Católica, do Papa Bento XVI. O projeto também vai ao encontro das orientações do pontífice, especialmente em sua mensagem pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais, de que a Igreja deve utilizar-se mais e melhor da mídia e de suas novas ferramentas na evangelização atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário