terça-feira, 27 de julho de 2010

Tour do Rio passa por Volta Redonda na quinta, 29

Rio sediará 1ª grande competição internacional de ciclismo de estrada da América Latina

O Rio de Janeiro será sede da primeira grande competição internacional de ciclismo de estrada de alta performance da América Latina, reunindo as grandes estrelas mundiais dos pedais. De 28 de julho a 1º de agosto, a Cidade Maravilhosa e o interior fluminense serão palco do Tour do Rio, um desafio para atletas profissionais com 783 km de percurso. Como cenário, montanhas, praias, reservas naturais e mais de dez municípios envolvidos.

Idealizado pela Conexão, de Maria Luisa Jucá, o Tour do Rio é um projeto que com a bandeira do esporte movimenta todos os outros setores do país, como cultura, educação e sustentabilidade. Muito além de uma prova de resistência, velocidade e determinação, surge como um pontapé inicial para promover a bicicleta como esporte, como lazer e, especialmente como meio de transporte, diminuindo consequentemente a emissão de gases poluentes.

Um dos principais objetivos do projeto é garantir que os investimentos para a realização da competição possam gerar um legado positivo em todos os municípios do percurso e adjacências, antes, durante e depois da competição. Serão mais de 500 pessoas envolvidas nas provas e cerca de 150 atletas, com equipes convidadas segundo os critérios internacionais da União Ciclística Internacional (UCI).

“O Tour do Rio vai impulsionar a economia local de cada região, na proporção de suas participações. Isso será feito através da promoção turística, do fomento do ciclismo esportivo, de lazer e como meio de transporte, com ações de educação do trânsito e o desenvolvimento da cadeia produtiva do esporte no Estado do Rio de Janeiro”, revela Luisa Jucá, que espera mais de 200 mil pessoas ao longo do percurso.

Com a escolha do Rio de Janeiro como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e a excelente oportunidade para o desenvolvimento esportivo e turístico do Estado, o Tour do Rio será um estímulo ao ciclismo brasileiro, com ações para formar uma nova geração de atletas na modalidade que mais distribui medalhas olímpicas (54 no total).

“O Brasil vive hoje uma incontestável saúde democrática e econômica, com amplo reconhecimento internacional. Dentro deste novo contexto, a cidade do Rio de Janeiro surge como sede natural de grandes eventos esportivos”, reforça o Ministro do Esporte, Orlando Silva.

Durante a competição, serão oferecidas atividades de entretenimento e lazer para o público nos intervalos da prova. Entre as cidades participantes estão Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Nova Friburgo e Cabo Frio.

“O Rio de Janeiro sempre foi a casa dos grandes eventos. E é nesse ambiente extraordinário de crescimento garantido que vamos receber o evento de ciclismo que vai inserir o Rio e o Brasil nos circuitos mundiais da categoria. O aspecto mais fantástico é que o Tour do Rio não ficará apenas na capital, mas passará por diversas regiões do nosso estado”, explica o governador Sérgio Cabral.

Faltando pouco mais de um mês para as provas principais, já foram realizados dois grandes eventos esportivos, a Copa Light e o Desafio 24 Horas, além de atendimentos diretos em Clínicas de Ciclismo e no projeto infantil, Adeus Rodinhas.

Antes do início do Tour do Rio será realizada ainda uma prova de espera, o Desafio de Montanha, em Itaipava (18 de julho), com a participação de atletas profissionais e amadores, e também um prólogo feminino, ao fim do Tour, no dia 1º de agosto. No dia 13 de junho, aconteceu o Circuito Estrada, na Enseada de Botafogo.

“O Tour está na classificação máxima das provas internacionais, nível 2.2., junto com as Voltas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, estados onde o esporte está mais desenvolvido no Brasil”, explica o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos.

Atletas como a ciclista carioca Dani Genovesi, campeã da prova internacional Race Across America, disputada no ano passado, nos Estados Unidos, estão otimistas com a competição.

\\\\\\\"O Tour do Rio é um marco para o ciclismo do nosso estado e do Brasil, que irá fortalecer o esporte no Rio e tornar o nosso estado uma referência na modalidade\\\\\\\", conclui.

Veja o calendário da competição


• Ordem de Caravana – 27 de julho (terça-feira)
Local: Leme – Rio de Janeiro
Largada: 19h
A prova irá definir a ordem de partida das equipes na 1ª etapa.

• 1ª etapa - 28 de Julho (quarta-feira)
Rio de Janeiro / Angra dos Reis
Largada: 9h
Percurso: aproximadamente 170 KM

• 2ª etapa: 29 de Julho (quinta-feira)
Volta Redonda / Três Rios
Largada: 10h - Praça Sávio Gama (em frente a prefeitura)

Percurso: aproximadamente 160 KM

Ações locais: Passeio ciclístico envolvendo os alunos da rede Estadual de ensino fazendo intercâmbio com as escolas de Volta Redonda.

• 3ª etapa: 30 de julho (sexta-feira)
Três Rios / Nova Friburgo
Largada: 9h
Percurso: aproximadamente 157 KM

• 4ª etapa: 31 de julho (sábado)
Nova Friburgo / Cabo Frio
Largada: 9h
Percurso: aproximadamente 138 KM

• 5ª etapa: 1º de agosto (domingo)
Cabo Frio / Rio de Janeiro
Largada: 8h
Percurso: aproximadamente 158 KM

Fonte: PMVR

Nenhum comentário:

Postar um comentário