quarta-feira, 14 de julho de 2010

Volta Redonda se torna a capital do kart


O asfalto está quente como nunca no Kartódromo Internacional de Volta Redonda. O circuito, que foi inaugurado em 1966 e reformado recentemente, é sede da 45ª Edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que nesta primeira fase vai reunir 149 pilotos vindos de 15 estados brasileiros e mais o distrito federal. Com idade entre 6 e 16 anos, estarão na pista as maiores feras do kart brasileiro e também os nomes que representam o futuro do automobilismo nacional.

Os primeiros treinos livres foram realizados na terça-feira, 13, e seguem até quinta-feira na parte da manhã. Na parte da tarde, a partir das 13h30min, começam as tomadas de tempo, que vão durar até às 17h55min. A sexta-feira também promete ser agitada. Logo pela manhã, às 8 horas, acontecerá o Warm-up para todas as categorias. A partir das 10h20min os motores começam a roncar na primeira bateria classificatória.

Como não poderia deixar de ser, as maiores emoções estão reservadas para o sábado, às 11 horas, quando acontecerão as finais (veja a programação completa). - Estamos confiantes de que este campeonato será um marco positivo para o automobilismo do estado do Rio de Janeiro e para Volta Redonda - destacou o diretor geral do Kartódromo Internacional de Volta Redonda, José Fardim.

Os atletas estão distribuídos em sete categorias diferentes e trouxeram com eles suas respectivas equipes, formando um grande e agitado circo em torno da pista, lembrando os melhores tempos do automobilismo na Cidade do Aço. Trailers, caminhões e tendas estão espalhados por todos os lados. A movimentação atrai desde curiosos até amantes mais vorazes da velocidade. Gente de toda a idade e que se une em torno do esporte. Enquanto os mais velhos vão se acostumando a assistir novamente provas de alto nível, os mais novos se empolgam com o que estão vendo.

Os maiores especialistas no assunto não têm dúvidas ao apontar que as futuras estrelas do automobilismo brasileiro estarão acelerando no circuito de Volta Redonda. Por isso, é bom guardar alguns nomes que estarão na pista durante as finais, pois no passado correram na Cidade do Aço nomes como Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna. Disputado anualmente, o Campeonato Brasileiro de Kart, é prova do calendário oficial da CNK - entidade máxima do kartismo brasileiro, filiada a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Tanta badalação fez as reservas nos hotéis da cidade ficarem escassas. Enquanto mecânicos, pilotos e chefes de equipes passam o dia na pista acertando os últimos detalhes para os karts darem o máximo de potência na corrida, os familiares acompanham tudo de perto. E não poderia ser diferente, principalmente pela faixa etária dos pilotos.

Aliás, a animação é grande por parte dos garotos que estão em Volta Redonda aquecendo os motores para a prova do dia 17 de Julho. Apesar da pouca experiência, um deles mostrou que pensa muito além da conquista do título nacional no sábado.

- Eu gosto de pilotar e quero ser igual ao (Felipe) Massa. Eu vi foto do (Ayrton) Senna e também quero ganhar muitas corridas igual a ele - relatou o pequeno Enzo Gianfratti, de apenas sete anos e que corre na categoria Mirim pela Officer Corp/Nimix/SS7/Super Diesel.

Confira a programação do Brasileiro de Kart

13/7 - terça-feira
08h10 às 17h20 - Treinos livres (todas as categorias)
14/7 - Quarta-feira
08h10 às 17h20 - Treinos livres (todas as categorias)
15/7 - Quinta-feira
08h10 às 11h50 - Treinos livres (todas as categorias)
12h30 - Briefing (todas as categorias)
13h30 às 15h40 - 1ª Tomada de Tempo (todas as categorias)
15h50 às 17h55 - 2ª Tomada de Tempo (todas as categorias)
16/7 - Sexta-feira
08h00 às 10h10 - Warm-up (todas as categorias)
10h20 - Início das 1ª Bateria classificatória (todas as categorias)
14h30 - Início da 2ª Bateria classificatória (todas as categorias)
18h30 - Repescagem - Categoria Cadete
17/5 - Sábado
08h00 às 09h55 - Warm-up (todas as categorias)
11h00 - Início da Pré-final (todas as categorias)
14h30 - Início da Final (todas as categorias)
18h00 - Podium (todas as categorias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário