quinta-feira, 23 de setembro de 2010

‘Aprendemos a gostar do Papa’, reconhece imprensa inglesa.

Era uma visita da qual o Vaticano poderia sair respingado, por preconceitos contra a Igreja católica e o Papa alimentados por certos setores britânicos, mas, ao contrário,Bento XVI deixou Birmingham no domingo, após quatro dias no Reino Unido, tendo conseguido uma rotunda vitória. O entusiasmo popular, que desde o primeiro momento se demonstrou em relação ao Papa nas ruas e na clara mensagem do Santo Padre contra a pederastia, converteu o que era um campo minado em um passeio triunfal.



A reportagem é de Emili J. Blasco e está publicada no jornal espanhol ABC. É dessa forma que os meios de comunicação britânicos reconheceram, neste domingo, a visita do Papa, que finalmente se descobriram diante de Bento XVI. Este já não é um “Rottweiller”, como o qualificaram os tablóides ingleses por ocasião de sua eleição como sucessor de João Paulo II, mas alguém não apenas humano, mas inclusive com auréola de santidade. “Rottweiller? Não, é um avô santo”, foi a manchete do The Sunday Times, o dominical de maior tiragem do país. “Foi etiquetado como demônio e martelo dos gays, mas a Grã-Bretanha rapidamente aprendeu a gostar do Papa”, dizia o jornal. O The Sunday Telegraph insistia: “Dissipado o mito de Rottwailler”.

A massiva simpatia mostrada pelas pessoas para com o Santo Padre durante esta viagem, com três atos que reuniram grandes multidões e um centro de Londres onde cerca de 200.000 pessoas saíram às ruas para saudar Sua Santidade, acabou por superar muitos preconceitos no “establishment” inglês. Inclusive o The Observer, o dominical de esquerda, optou neste domingo por um jubiloso Bento XVI em sua capa, relegando a um canto a informação sobre os protestos contra o Papa do dia anterior.
Horas antes de iniciar sua viagem de volta a Roma, as pessoas mais próximas ao Papa se mostraram especialmente satisfeitas com o desenrolar da viagem, conscientes da influência da imprensa anglo-saxã em todo o mundo. Neste contexto, as fortes palavras de Bento XVI pronunciadas em relação à controvérsia sobre a pederastia poderiam marcar um divisor de águas na polêmica.

O próprio Santo Padre quis reunir-se com os responsáveis pela sala de imprensa do arcebispado de Westminster e com aqueles que administram localmente tudo o que diz respeito à pederastia para lhes agradecer o modo eficaz e direto com que estão tratando este assunto. Também importante para a mudança da imagem de Bento XVI no Reino Unido foi seu histórico discurso no Parlamento. O fato de que se lhe concedesse a honra de protagonizar esse ato e que a ele acorressem as principais autoridades do país, inclusive quatro ex-ministros, tornou evidente o respeito que o mundo tem por sua figura. Igualmente, o respeito demonstrado pelo primado da Igreja da Inglaterra fez superar qualquer aversão entre ambas as confissões. “Graças por nos ter feito sentar e refletir”, disse-lhe o primeiro-ministro David Cameron durante a despedida no aeroporto de Birmingham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário