domingo, 19 de setembro de 2010

Protestos ficam pequenos diante do tamanho da festa dos católicos em receber o Pontífice.

A atmosfera ao redor de Westminster esteve animada durante todo o dia, com os fiéis expressando seu apoio ao Santo Padre. Poucos manifestantes tentaram protestar.

Um grupo de mulheres do Caminho Neocatecumenal cantava “Aleluia”, enquanto outros sustentavam faixas que diziam: “Papa, nós te amamos” e “Estamos 100% com o Papa”.

Ao redor de 30 defensores das mulheres sacerdotes haviam-se reunido diante da residência de Lambeth, enquanto Bento XVI estava com o arcebispo de Cantuária. Entre eles estava Peter Tatchell, ativista dos direitos homossexuais, que foi um dos líderes da campanha “Proteste contra o Papa”. Depois de ter atraído a atenção de todos os meios de comunicação, a Tatchell aguardava só um pequeno grupo.


Um grupo ainda mais duro de manifestantes foi o da Free Church. Um grupo de membros em sua maioria anciãos da Protestant Church Society havia-se reunido em frente à Abadia de Westminster para gritar contra o Papa. A todas as minhas perguntas sobre se estavam dispostos a escutar o Papa, a ler suas obras ou a se organizar em torno de valores comuns, a resposta direta foi: “Não”.


Mas o ambiente era de bom humor, com brincadeiras entre eles e ao passarem os sacerdotes católicos. Diante de um cartaz com o dizer “Não ao papismo”, um padre brincou: “é bom ver autênticos protestantes à moda antiga por aqui”.

Muitos dos católicos que levavam bandeiras e faixas na multidão disseram que estavam encantados com a forma como estava transcorrendo a visita. O consenso é que o índice de participação tem sido bom e que há um grande entusiasmo entre os fiéis.

A amabilidade dos anglicanos tampouco passa despercebida. “Eles têm sido muito generosos e amáveis”, disse o padre Jamison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário