A revista britânica New Statesman elaborou uma lista das 50 personalidades mais influentes do planeta colocando o PapaBento XVI na sexta posição.
Para os editores da publicação progressista e “de esquerda”, o Papa teve um salto tremendo, pois subiu 20 posições no ranking em relação ao ano anterior, que o situava no 26º lugar.
De acordo com analistas, essa classificação é significativa por acontecer após a conclusão da exitosa visita do Santo Padre ao Reino Unido e em um ano no qual sua figura apareceu persistentemente nos meios jornalísticos em um contexto especialmente negativo.
No artigo “A lista de indivíduos com influência global e poder para transformar nosso mundo”, a revista reconhece que a visita papal à Escócia e Inglaterra indica o “impacto duradouro do pontificado hoje”, sem deixar de também trazer críticas e falar sobre aspectos que considerou negativos.
New Statesman destaca que Bento XVI lidera quase 1,2 bilhões de católicos batizados em todo o mundo e que a “influência do Papa vai muito além da inspiração espiritual de seu rebanho”.
A lista coloca no primeiro lugar da lista o multimilionário das comunicações Rupert Murdoch; em segundo, aparece o presidente norte-americano Barack Obama; em terceiro, figura o mandatário iraniano Mahmoud Ahmedinijad e, em quarto, o vice-presidente da China, Xi Jinping, bem como dois membros mais importantes do Secretariado do Comitê Central do Partido Comunista deste país.
Uma posição acima do Papa está o fundador e dono da Apple, Steve Jobs, e logo depois o Santo Padre encontra-se o chefe do exército do Paquistão, general Ashfaq Kayani. O oitavo, nono e décimo lugares estão ocupados pela chanceler alemã Angela Merkel; os fundadores do Google, Eric Schmidt, Larry Page & Sergey Brin; e, finalmente, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, respectivamente.
Fonte: Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário