segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Polícia apresenta ‘Bicinho’ em coletiva em Volta Redonda

Felipe Vieira
Fabrício Melo de Jesus, o 'Bicinho', foi preso ontem (21), no bairro Dom Bosco, onde era suspeito de comandar o tráfico de drogas

Preso: Fabrício Melo de Jesus, o 'Bicinho', foi preso ontem (21), no bairro Dom Bosco, onde era suspeito de comandar o tráfico de drogas

Volta Redonda


O delegado titular da 93ª DP, Carlos Alexandre Leite, apresentou hoje o ex-presidiário Fabrício Melo de Jesus, o "Bicinho", de 25 anos, à Imprensa local, durante uma coletiva na delegacia. O policial fez questão de afirmar que a prisão do acusado era um ponto de honra para a polícia. Uma preocupação agora das polícias civil e militar é uma possível tentativa de invasão de traficantes rivais aos pontos de venda de drogas do acusado, que teria reduto no Dom Bosco, onde ele foi preso no domingo.

Segundo Leite, Bicinho era considerado o bandido mais violento e procurado pela polícia, ultimamente no Sul Fluminense. O disque-denúncia da Polícia Civil chegou a oferecer R$ 1 mil para quem capturasse o acusado. A polícia já tinha informação de que Bicinho teria vínculo com integrantes da facção Comando Vermelho, no Rio, e que ele disputava o domínio dos pontos de venda de drogas com traficantes do bairro Candelária, que seriam simpatizantes da facção Amigos dos Amigos (ADA).

- Aceitei o desafio de prendê-lo desde que assumi a titularidade da 93ºDP. Sabia que Bicinho já tinha sido preso pela Polícia Federal e cumprido pena por tráfico de drogas. Por isso, tive que usar novas técnicas policiais para conseguir detê-lo - disse o delegado.

Leite tinha informação de que Bicinho não costumava ficar em Volta Redonda, de segunda a sexta-feira, mas apenas nos fins de semana. "Por isso, eu e minha equipe de inspetores de polícia passamos a intensificar as buscas nos finais de semana, feriados e durante as madrugadas", explicou o policial.

- Bicinho foi preso, no domingo, no Dom Bosco, onde moraram seus familiares. Ele tentou fugir a nado pelo Rio Paraíba do Sul, mas acabou se entregando e sem reagir à voz de prisão - detalhou o policial.

Alexandre Leite disse que espera que a prisão de Bicinho sirva de recado para outros bandidos da cidade. Ele fez questão de destacar que as investigações não terminarão com a prisão do acusado. De acordo com Leite, Bicinho está aguardando vaga na sede da Polinter, no Rio, para onde deve ser transferido.

Segundo o delegado, Bicinho tem quatro mandados de prisão expedidos pela Justiça de Volta Redonda. "Bicinho é acusado de homicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico", disse o policial. E completou: "Bicinho vinha mandando matar seus rivais e amedrontando pessoas, principalmente do Dom Bosco, onde morava, e em bairros vizinhos",.

O delegado Alexandre Leite terá um prazo de 30 dias, estipulado por lei, para concluir o inquérito policial, que, em seguida, será entregue ao juiz criminal e ao Ministério Público, que irá apresentar ou não denúncia contra o ex-presidiário.

Fogos de artifício

A polícia foi informada que foram ouvidos barulhos de fogos de artifícios vindos do bairro Califórnia, em Barra do Piraí. Policiais ainda não sabem ainda se quem soltou os rojões eram integrantes da quadrilha de tráfico rival de Bicinho ou moradores que ficaram aliviados com a prisão do ex-presidiário.

Bicinho se nega a falar

"Quero ver provar". A declaração foi uma resposta quando jornalistas perguntaram se Bicinho era autor de todos os crimes atribuídos a ele.

Há cerca de 18 dias, já tinha sido preso Douglas Carrupt Mendes, o "Dodô", sobrinho de Bicinho. Ele foi flagrado por policiais também no Dom Bosco, junto com dois menores. Foram apreendidos com os três um revólver calibre 38, nove cápsulas de cocaína, cinco munições intactas, um celular e R$ 190.

Bicinho é acusado de mandar matar menor na Candelária

A prisão de Fabrício Melo de Jesus, o Bicinho, foi em decorrência da expedição de quatro mandados de prisão. Segundo o delegado Alexandre Leite, o acusado já teve decretado ainda pela Justiça prisão temporária em dois dos três crimes em que o réu responde.

De acordo com o policial, um dos delitos é em relação ao assassinato de Iuri Gomes de Carvalho, de 17 anos. Ele foi morto a tiros em abril desde ano no bairro Candelária. Na época, a polícia foi informada de que Bicinho, que estaria comandando o tráfico de drogas no bairro Dom Bosco, teria mandado matar integrantes da quadrilha chefiada pelo rival de tráfico, um homem conhecido como João Vitor, da Candelária.

Segundo a polícia, Bicinho e João Vitor estariam em guerra pela disputa do domínio do tráfico de drogas naquela região. Iuri foi perseguido e morto quando tentou pedir ajuda a uma moradora do bairro.

Após a morte do menor, a rivalidade entre as duas quadrilhas aumentou ainda mais. Como forma de vingança, quatro homens, em motos, passaram pelo bairro São Luiz e Dom Bosco, impondo toque de recolher, a partir das 22hs.

Na ocasião, segundo policiais, motociclistas deixaram claro que a ordem vinha do tráfico da Candelária e que a determinação era represália pela morte de Iuri. Nesse dia, foi assassinado Adenílson da Silva, de 19. O crime foi no bairro São Luiz. Até hoje, a polícia não sabe se ele morreu porque teria saído à rua e desobedecido o toque de recolher, ou se era mesmo o alvo dos atiradores.

A denúncia sobre o toque de recolher foi feita na 93ª DP (Volta Redonda) pela mãe de Adenílson. Ela confirmou que seu filho teria sido morto por tiros disparados por quatro homens que estavam em motocicletas, de placas não anotadas, e que teriam passado pelo bairro falando que quem estivesse na rua morreria.

- Meu filho foi morto por vingança, pois elementos (homens) passaram falando no bairro que todos que estivessem na rua hoje (domingo) seriam mortos. Só sei que as pessoas que mataram meu filho são moradores do bairro Candelária - disse a mãe da vítima, no depoimento que prestou em abril.

Adenílson era irmão de Jonas Alessandro da Silva Rocha, o Gnomo, preso em fevereiro com grande quantidade de drogas no Dom Bosco. A polícia tinha informações de que Gnomo seria integrante da quadrilha de Bicinho, e que ele era suspeito de ter sido o mandante do assassinato de Iuri.

Outros crimes

Bicinho é suspeito de mandar assassinar também o caminhoneiro Cleiton Conti Nunes, de 32 anos, assassinado na Rua Delfim Moreira, no bairro Dom Bosco. O crime foi este ano e a polícia foi informada que o homicídio teria sido por vingança.

Outra acusação foi o assassinato de um menor, no dia 10 de maio de 2009, quando várias pessoas comemoravam o Dia das Mães numa festa de rua no bairro Dom Bosco.

O rapaz morreu na hora e outras cinco pessoas foram baleadas, mas sobreviveram. A polícia apurou na época que integrantes da quadrilha de Bicinho teriam atirado no menor, por pensar que ele era integrante do bando rival, com reduto no bairro Califórnia, em Barra do Piraí.

DIARIO DO VALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário