terça-feira, 30 de março de 2010

Santuário de Fátima faz exposição que recorda visitas dos papas


Foi inaugurada no Santuário de Fátima, em Portugal, no dia 27 de março, a exposição documental e fotográfica “O Bispo vestido de branco: os Papas de Fátima”. Segundo o bispo de Leiria-Fátima, dom Antônio Marto, a exposição assinala a visita de Bento XVI a Portugal, que acontece entre os dias 11 e 14 de maio.

Na exposição, podem ser apreciadas as cartas aos legados pontifícios para as celebrações dos 90 anos [2007] das aparições de Nossa Senhora da Fátima e as palavras de Bento XVI sobre a mensagem de Fátima. A mostra recorda ainda, os principais gestos, meditações e ofertas de vários papas a Fátima e alude a ligação de Bento XVI com a santa, recordando que logo após a sua eleição, em abril de 2005, o pontífice pediu a dom José Policarpo que colocasse seu pontificado aos pés de Fátima.

“O fato de um papa visitar Fátima pela quinta vez é um sinal muito claro da importância que Fátima possui para a Igreja e para o mundo e o alcance universal da mensagem”, afirmou o reitor do Santuário, padre Virgílio Antunes, na inauguração da mostra.

As quatro visitas papais a esta cidade-santuário foram realizadas em 1967, por Paulo VI, e as restantes, em 1982, 1991 e no ano 2000, por João Paulo II.

Em outra ocasião, quando era ainda cardeal, em 1996, Joseph Ratzinguer esteve em Fátima para presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de outubro. Além disso, quando era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, fez o comentário teológico à terceira parte do Segredo de Fátima, documento datado do ano 2000.
Além de Fátima, Bento XVI visitará Lisboa e Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário