domingo, 16 de maio de 2010

Inclusão de aulas práticas noturnas de direção em autoescolas



Os alunos que se matricularem nas autoescolas de todo o país para tirar a primeira habilitação ou para inclusão de uma nova categoria na sua carteira de motorista deverão fazer aulas práticas noturnas de direção. A resolução 347 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que 20% do total das aulas práticas sejam realizadas durante a noite no período das 20h ás 22h.

Para o gerente de uma autoescola localizada no centro de Volta Redonda, Américo Celestino, a mudança na legislação proposta pelo deputado federal Celso Russomanno (PP-SP) não corresponde às determinações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e prejudica o trabalho realizado pelas escolas.

- A legislação do Contran estabelece que as aulas de direção ministradas a partir das 18h já se enquadram no período do chamado "perigo noturno". Os alunos já fazem aulas de direção até ás 21h. Não há necessidade de determinar este horário das 20h ás 22h para a realização das aulas - informou Celestino. O gerente observou ainda que muitas pessoas que estudam à noite seriam prejudicadas pela determinação. "Vários clientes fazem as aulas de direção no curto espaço de tempo entre o horário de saída do trabalho e o início da faculdade. Essas pessoas seriam prejudicadas, pois não poderiam esperar até ás 20h para começar o treinamento", apontou Celestino.

De acordo com Celestino, a resolução não foi bem recebida pelas autoescolas. Para encontrar uma alternativa para o problema o Sindicato das Autoescolas do Rio de Janeiro participará de uma reunião com o Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro), com data a ser definida ainda esta semana.

Os diretores das autoescolas da região admitem que a principio não esta sendo cogitado o aumento nos valores dos serviços oferecidos, porém a longo prazo não se descarta que, para o cumprimento destas mudanças, a carteira de habilitação se torne mais cara. "Vamos estudar uma alternativa para atender à resolução sem que isto encareça a habilitação. Mas se tivermos que admitir novos funcionários, este gasto consequentemente terá que ser repassado para o consumidor", disse Celestino. A carga horária para a obtenção da carteira não foi alterada. O curso teórico tem 45 horas (além dos exames médico e psicológico) e o prático, 20 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário