O Papa Bento XVI participa, neste final de semana, do tradicional encontro de verão com seus ex-alunos, chamado de “Ratzinger Schülerkreis”. O encontro, que se realiza a portas fechadas, começou nesta sexta-feira, 27, no Centro Mariápolis de Castel Gandolfo, e segue até domingo, com estudos sobre o Concílio Vaticano II. Os participantes são cerca de 40, todos ex-alunos do Professor Ratzinger, que discutiram suas teses com ele nos anos em que era docente na Alemanha.
O orador principal é o Arcebispo, Dom Kurt Koch, ex-bispo da Basiléia, que foi nomeado em julho passado, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Dom Koch fará duas conferências: uma sobre “O Concílio Vaticano II, entre a tradição e a inovação. A hermenêutica da reforma entre a hermenêutica de uma continuidade com ruptura e de uma continuidade não-histórica”, a segunda sobre o “Sacrosanctum Concilium e a Reforma liturgia pós-conciliar”.
Ontem e hoje, após as palavras de Dom Koch, abriu-se um espaço para a discussão do tema, da qual toma parte também o Pontífice. Neste domingo, o momento culminante: os ex-alunos irão participar da Celebração Eucarística presidida por Bento XVI, no Centro de Congressos Mariápolis.
A maioria dos participantes vem da Alemanha e Áustria. Além deles, há também um italiano, um irlandês, um holandês, um coreano e um indiano. Presentes ainda o Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, o Bispo auxiliar de Hamburgo, Dom Hans-Jochen Jaschke, professores, sacerdotes, religiosos e leigos.
O primeiro encontro entre o professor Ratzinger e seus ex-alunos ocorreu em março de 1977, quando foi nomeado Arcebispo de Munique e Freising. Desde então os encontros se repetem anualmente, sobre um determinado tema. No ano passado o tema foi a missão ad gentes. Este ano, portanto, é abordado o tema do Concílio Vaticano II, cuja plena atuação Bento XVI colocou entre as prioridades do seu Pontificado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário