quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Padres italianos usam iPhone para tocar sinos de igrejas.

Padres podem tocar sinos das igrejas à distância através de aplicativo para iPhone

Padres podem tocar sinos das igrejas à distância através de aplicativo para iPhone

Uma igreja de uma pequena cidade do norte da Itália está realizando uma revolução tecnológica na forma utilizada para tocar os sinos, segundo a BBC. A cidade de Chiari é famosa pela restauração altamente qualificada de sinos, e muitos dos 20 mil moradores têm um histórico familiar no artesanato de sinos.

Os irmãos Luca e Giacomo Rubagotti, não são exceção. “Estamos fazendo este trabalho para sempre. Somos artesãos”, dizem. Carlos, o pai deles, aprendeu o ofício na antiga fábrica de sinos do povoado, tornando-se um dos primeiros a tentar construir sinos motorizados.

Hoje, muitos sinos são controlados por sistemas elétricos que podem ser programados para que repiquem em certos momentos e em inúmeras ocasiões.

Uma dádiva de Deus

Os irmãos Rubagotti herdaram de seu pai a paixão pela inovação. Mas mesmo dentro do mundo das tradições antigas, eles também pretendem expandir as fronteiras, e é aí que seu amigo de infância Giorgio Campiotti passou a desempenhar um papel essencial.

Giorgio é um perito em informática e foi capaz de pôr em prática a visão dos irmãos Rubagotti criando um programa que permite aos sacerdotes operar os sinos da igreja a distância, o que significa não precisam estar fisicamente dentro da igreja.

Agora, os sacerdotes podem tocar os sinos através de um aplicativo em seus smartphones. Eles estão longe dos dias em que, em cada torre de cada igreja, vivia uma pessoa encarregada de tocar os sinos a cada hora.

E agora que o número de padres diminuiu na Itália, Giorgio diz ser capaz de operar várias igrejas ao mesmo tempo é uma “dádiva de Deus”. “Há cada vez menos padres na Itália, e eles têm que administrar e cuidar de mais igrejas, duas ou três, pelo menos. Assim, um sistema remoto pode ajudar um padre que tem que estar em dois ou três lugares ao mesmo tempo”, afirma.

100% automática

O aplicativo contém centenas de combinações diferentes, o que facilita o trabalho do sacerdote, que pode escolher como deseja que os sinos toquem.

Silvano é um sacristão que se aproveitou da ideia e usa o aplicativo para gerenciar seus sinos. “Os diferentes tons estão prontos. Indo para a biblioteca de sons você pode escolher um diferente. Eu só tenho que selecionar o que eu quero, apertar o play e começar a música. O sistema é 100% automático. Posso agendar um ano e os sinos tocam sozinhos”, afirma.

Embora a igreja não seja o lugar onde naturalmente se espere encontrar pessoas no topo da inovação tecnológica, os irmãos Rubagotti estão agradavelmente surpreendidos com a adesão dos sacerdotes.

“Os padres estão muito atraídos por esta nova tecnologia e pelo sistema digital. Um padre amigo meu tem três telefones: iPhone, Blackberry e Nokia. Ele gosta da tecnologia”, disse Giacomo.

E enquanto alguns setores da comunidade religiosa se surpreendem com a rotina tradicional de puxar as cordas do sino, Giacomo diz que sem a sua tecnologia o som dos sinos da igreja seria ouvido cada vez menos.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário