De cara quando você se aproxima da Basílica de São Pedro é “abraçado” por umas colunas que envolvem a praça. Esta dupla colunata foi desenhada pelo Bernini. Agora imagine que você já passou pelos seguranças e está entrando na Basílica. Colocou o pé e vê uma construção gigantesca no meio da igreja, bem embaixo da cúpula de Miguelangelo. É o Baldaquino, que é o altar onde o Papa reza a Missa do Galo.
Esta obra também é do Bernini. Uma estrutura de bronze, construída entre 1624 e 1633. Está em cima do túmulo de São Pedro. É um pouco mais alto que um edifício de 10 andares! Toda a estrutura se sustenta por 4 colunas. Desde a Antiguidade, não se utilizavam estas colunas todas enfeitadas. Bernini para atingir toda a dramaticidade que a Igreja exigia naquele momento, “customizou” o estilo e incorporou uma caracteríctica à arquietetura barroca: a utilização das colunas salomônicas. Elas são retorcidas, o que dá movimento. E decoradas com folhas de parreiras, uvas e até abelhas! Cada coluna tem 14 metros de altura!
Bernini também é o responsável pela cenificação da simplezinha cadeira de São Pedro, a “Cathedra Petri”. Envolveu a cadeira em um bando de nuvens e anjos dourados dignos dos grandes espetáculos da ópera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário