sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Revitalização da Amaral Peixoto

ACS
Obras na Avenida Amaral Peixoto foram suspensas em 30 de novembro

Etapa: Obras na Avenida Amaral Peixoto foram suspensas em 30 de novembro

Volta Redonda

As obras de revitalização da Avenida Amaral Peixoto foram suspensas em 30 de novembro, conforme havia sido acordado entre a prefeitura e os comerciantes, para não atrapalhar as vendas de Natal no centro comercial, um dos mais tradicionais de Volta Redonda.

E com o prazo para a suspensão das obras cumprido, fica evidente um fator importante, ressaltado por todos os envolvidos na obra: a transparência e a parceria que foi feita entre os comerciantes e a prefeitura - principalmente o IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), responsável pela obra -, que permitiu com que todos os passos da obra fossem acompanhados pelos comerciantes que se interessaram, por meio das reuniões da comissão formada por representantes do comércio e dos órgãos públicos e empreiteiras envolvidas na obra.

Acompanhe as notícias do DIÁRIO DO VALE também pelo Twitter.

De acordo com o presidente do IPPU, Juvenil Alves Teixeira, a formação da comissão foi uma das primeiras preocupações da prefeitura, para dar transparência a todo o processo da obra.

- Um dos pontos que frisamos desde o início do projeto era a necessidade da participação dos comerciantes, e para isso pensamos que a formação de uma comissão (integrando comerciantes e agentes públicos) seria muito mais efetiva, porque evitaria a dispersão de informações e facilitaria a comunicação. Daí para frente foram feitas uma série de reuniões, mostrando todos os passos que foram tomados. Nenhum passo do projeto foi dado sozinho, tudo foi feito de comum acordo - ressaltou.

Na avaliação dele, a parceria foi proveitosa para todos os envolvidos.
- Os comerciantes funcionaram como parceiros, nos ajudando com informações, e a comunicação entre nós ficou em aberto, ou seja, poderíamos (IPPU) ser acionados a qualquer hora -, explicou, afirmando ainda que todos os comerciantes da Amaral Peixoto foram convidados a participar das reuniões.

Um dos comerciantes da Avenida Amaral Peixoto, proprietário de um centro automotivo, Félix Gomes Pelayo - que integrou a comissão que discutiu a obra - destacou a estratégia da prefeitura em ouvir os comerciantes da área.

- Houve uma preocupação muito grande do poder público em ouvir os comerciantes. O Juvenil (presidente do IPPU) estava muito atento aos anseios dos comerciantes. Fica muito claro a transparência, o canal aberto - disse, afirmando ainda que a obra vai transformar radicalmente a avenida:
- Com a obra finalizada, tenho a certeza de que a Amaral Peixoto vai virar um cartão postal. Depois de tantos anos, a prefeitura não poderia ter feito melhor escolha para revitalizar algum ponto da cidade, a Amaral Peixoto merece.


Aposta no retorno positivo

Sobre as críticas que a obra chegou a receber, por causa dos transtornos gerados, um dos comerciantes da Avenida Amaral Peixoto, proprietário de um centro automotivo, Félix Gomes Pelayo - que integrou a comissão que discutiu a obra - usou de uma comparação bem humorada para comentá-las.

- Para uma mulher sair bonita, tem um processo que não é muito agradável: ela põe bobs no cabelo, fica com os pés para o alto no salão, e isso ninguém percebe. Depois que ela está linda, toda arrumada, são só elogios. É a mesmo coisa, as críticas são naturais e eram esperadas, mas o resultado da obra com certeza vai ser muito bom - afirmou.

Pelayo disse ainda que aposta no retorno positivo da obra para os comerciantes da mais tradicional avenida de comércio de Volta Redonda.
- Não tenho dúvida que vai melhorar as vendas, mas os comerciantes precisam investir também. Não adianta a avenida estar bonita e os atendentes serem mal qualificados - observou ele, acrescentando:
- Temos que pensar que é um investimento e a Avenida Amaral Peixoto pode voltar a se tornar atrativa para investimentos. Parabenizo o governo pela iniciativa e o prazo bastante interessante da obra, com o custo controlado.

Outro comerciante da avenida, Romário Dantas Novaes, que representa uma rede de armarinhos da cidade, também destacou a intensa participação dos envolvidos no andamento da obra.

- A prefeitura nos procurou, mostrou o que ia fazer, e nos chamou para participar de todas as reuniões. A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) participou de todos os procedimentos - falou.

Ele destacou ainda o cumprimento dos prazos, e disse que obras do mesmo porte feitas em outros municípios do Rio duraram muito mais tempo.
- Em Nilópolis - temos comerciantes que participam do nosso grupo de trabalho que tem lojas lá - a obra levou 12 meses, e eles não conseguiram tampar todos os buracos. Em Petrópolis, na Rua Teresa, a obra levou um ano e oito meses. Então, acho que o nosso tempo aqui na Amaral Peixoto foi curto. Fiquei satisfeito com a obra, teve alguns transtornos sim, mas foi estabelecido um prazo e ele foi cumprido - apontou.

Novaes disse ainda que a revitalização da Avenida Amaral Peixoto pode trazer novas perspectivas para a área.
- Melhorando o visual da avenida, os comerciantes irão se unir e estamos propondo a padronização das marquises em toda a extensão da Amaral Peixoto - disse ele, que completou:
- Com essas ações, podemos nos tornar um polo fortíssimo de comércio na região. Agora, por exemplo, poderemos fazer nossas campanhas - de Natal, Dia das Mães, etc. - na rua, aproveitando o novo visual da avenida.

Obra será retomada em janeiro

O presidente do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Juvenil Alves Teixeira, disse que a obra será retomada em janeiro, e deverá durar mais três meses.
- Agora falta completar os dutos para a passagem dos cabos subterrâneos. Depois disso, faremos a retirada do cabeamento aéreo. A previsão de término da obra é março - explicou.

Ele disse que o trecho que será feito agora representa cerca de 30% das obras civis previstas.
- O trecho a ser feito agora vai do início da Avenida Amaral Peixoto até a Rua Nossa Senhora das Graças (subida para o Hospital São João Batista) - disse.

A obra está orçada em R$ 8 milhões e está sendo feita numa parceria entre a prefeitura - por meio do IPPU - e a Light. A revitalização tem como principal objetivo renovar o mais tradicional centro comercial da cidade, com a construção de um shopping (no terreno da subestação da Light que fica na avenida) e a implantação de cabeamento subterrâneo, retirando-se todos os fios e cabos aéreos do local.


DIÁRIO DO VALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário