terça-feira, 12 de outubro de 2010

PRÉ-VESTIBULAR PROJETANDO O FUTURO: SOLIDARIEDADE PARA REALIZAR O SONHO DE INGRESSAR NA UNIVERSIDADE


O sonho de ingressar em uma universidade pública ou privada pode tornar-se realidade. Se depender dos estudantes do Pré Vestibular Solidário “Projetando o futuro” em breve eles estarão avançando em seus estudos, graças ao desempenho pessoal e à oportunidade oferecida pela Paróquia São Sebastião, Barra Mansa, em uma das suas salas, no Centro, de 18h30 às 21h30, de segunda a sexta-feira, iniciado em maio, previsto para terminar em novembro.
O projeto suporta sessenta vagas. Começou com esse número, mas, por motivos diversos, aconteceram evasões. Hoje, são 45 estudantes, e 11 professores que ministram disciplinas como: matemática, português, literatura, inglês, espanhol, química, física, geografia, história e biologia. Uma equipe pedagógica e administrativa de cinco pessoas reveza-se e acompanha o projeto para dar suporte e atenção mais de perto.
“Nossa intenção é colaborar para que jovens sem recursos financeiros alcancem uma cadeira na universidade pública de igual para igual com aqueles que podem pagar”, explica Regina, da secretaria paroquial, complementando que os professores são voluntários e as despesas do curso são assumidas inteiramente pela Paróquia São Sebastião.
Integrante da equipe de acompanhamento, Dora Oliveira, da CEB São Sebastião, Centro, detalha que de dois em dois meses são aplicadas avaliações vestibulares simuladas. “Eles farão a prova do ENEM em breve e esta é a fase fundamental. Nosso simulado ajuda a complementar o aprendizado e a prepará-los para o grande desafio da prova”, diz Dora, elogiando a interação da turma que durante o dia estuda, trabalha, supera o cansaço e chega com toda disposição para aprender.
“Para o próximo ano pretendemos inserir no curso orientação vocacional e psicológica, porque é uma necessidade para o jovem que geralmente tem dúvidas sobre o caminho a seguir na vida profissional, até porque esta iniciativa não é oferecida com tanta intensidade no mercado”, destaca Dora.
“Estou gostando do Pré-Vestibular e agradeço a paróquia pela brilhante ideia que sem dúvida ajuda tantas pessoas que precisam e não sabem nem onde procurar. Estudar em conjunto favorece e estimula o aprendizado, porque podemos juntos nos ajudar mutuamente. Quero entrar em uma faculdade e continuar estudando sempre”, declara a estudante de formação geral, Alana Amaro Gonçalves, de 16 anos, do bairro Boa Sorte.
A professora de língua portuguesa, Camila Miranda, adianta que em suas aulas, acompanhada da professora da mesma área, Nayara de Souza Ferreira, estimulam a leitura e interpretação de textos, com a intenção de acabar com o problema crônico da falta do hábito de leitura, que infelizmente assombra os brasileiros.
“Percebemos que os alunos trazem consigo e da escola de origem uma defasagem na área de redação e este quesito passa a ser um desafio para eles, porque é preciso entender a gramática, o que, na leitura e produção de textos, é extremamente prioritário para quem deseja obter sucesso na prova”, comenta Camila.

DIOCESE VR

Nenhum comentário:

Postar um comentário